Helena Tannure - Chá das Quatro - Desafios nos Relacionamentos

Helena Tannure - Chá das Quatro - Desafios nos Relacionamentos Começou mais um Chad das 4 E hoje nós vamos falar sobre como vencer desafios nos relacionamentos Então fique ligadinha que o nosso programa já começou Pois é gente hoje o chá das 4 vai ser o chá das três a minha parceira na apresentação de hoje é a Isa Coimbra bom estar aqui com.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Desafios nos Relacionamentos

Você mais uma vez estamos aqui juntas né na verdade vamos ser quatro porque contando com a online né É verdade é verdade tem uma mulher que vai participar online Então beleza vamos contar com ela como a quarta mulher né is e nós temos também hoje a que seria a quarta mulher vai ser a nossa terceira mulher vamos conhecer um pouco mais sobre ela Marilene salgado é casada com Josué é mãe de TRS filhos e avó de seis netos é membro da Primeira Igreja Batista de.

Lagoa Santa ela é teóloga e psicanalista idealizadora da imersão Decididamente evento terapeutico para mulheres Marilene é escritora palestrante e mentora de mulheres atua principalmente na área da Inteligência Emocional e mudança de mente muito bom você aqui com a gente viu Marilene seja muito bem-vinda e a gente precisa de uma pessoa com a sua formação e com a sua.

Experiência para conversar com a gente sobre relacionamento gente tá aí o desafio da nossa vida né A Isa antes da gente começar o programa aqui a gente tava comentando sobre a riqueza desse assunto e como a A Isa falou Exatamente isso olha você pode estar na pior se você tiver gente do seu lado que te encoraja tá te dando suporte tá te ajudando você vai atravessar Por isso mesmo que Deus não nos não nos criou para nós vivermos isolados né ele nos fez paraa gente viver conectados e dentro da igreja mesmo como como a gente.

Nós também pensamos sob sob essa perspectiva de sermos um corpo né de sermos igreja eh algumas pessoas acreditam que é possível viver aí como um membro amputado né mas a gente sabe que é muito mais difícil caminhar sozinho do que caminhar ao lado de gente que nos encoraja de pessoas que pensam igual a gente e também de pessoas que nos desafiam pessoas que discordam de nós elas também são uma possibilidade de crescimento hoje a gente tá tão reativo né Marilene todo mundo já tem já vem para um relacionamento com as pedras nas.

Mãos toda a sua razão e eu é que tenho a última palavra e eu é que sei de tudo fica realmente bem complicado as pessoas hoje elas nem elas não acolhem mais a opinião do outro elas na verdade elas mal escutam quando a gente vê isso nas redes sociais é impressionante como isso fica evidenciado nas redes sociais você posta pau a pessoa entende pedra pedra pedra entendeu ela vem pera aí volta lá escuta de novo não é isso que tá sendo dito não é isso que tá sendo evidenciado né Escuta de novo eu tava contando uma.

Experiência só pra gente começar a pensar nessa nessa perspectiva das pessoas não estarem abertas pro diálogo que é o fundamento do relacionamento não existe relacionamento sem sem conversa sem diálogo sem e o diálogo fala os dois falam você fala eu falo você escuta eu escuto isso é um diálogo não um monólogo onde só um fala né na na numa pregação um tempo atrás eu tava contando uma experiência.

Pessoal o que que aconteceu eu sempre via isso há muitos anos atrás eu sempre via as as pregadoras que que vão pregar da Assembleia de Deus por exemplo elas chegam no ambiente onde ela vai ter a pregação e elas se ajoelham e tem um momento de oração ali na né na sua cadeira orando e antes de começar a desempenhar a sua função e eu sempre olhei para aquilo e achei tudo bonito né achei Nossa que bonito elas elas né Elas estão orando assim o que eu já tinha feito no secreto porque antes de eu sair.

Do hotel eu oro normalmente o meu marido impõe as mãos sobre mim e ora por mim já era uma prática Mas aquilo era público eu achei tão bonito eu fale assim ah vou fazer também e Deus falou assim por quê Por que que você quer fazer também você já não faz você já não ora lá no na intimidade do quarto para que que você tem que mostrar pras pessoas porque você quer mostrar para elas como você é boa como você é santa eu estava falando sobre mim sobre um trato de Deus comigo por causa da motivação errada do meu coração que tava secreta ali naquele primeiro momento mas Deus desvendou o.

Meu coração para mim mesma disse não você já Ora por que que você quer orar em público fazer igual o fariseu então foi assim uma disciplina para mim e eu compartilhei isso na pregação eu não tava criticando as meninas que estavam orando muito pelo contrário eu fui inspirada por elas mas isso rendeu as pessoas que estão assistindo a pregação pelo YouTube né que que você tá querendo dizer você tá criticando as meninas da assembleias de Deus você tá criticando as pass não Não tô criticando eu estava me criticando eu estava expondo meu coração com uma motivação errada né então você vê que as pessoas elas elas.

Já estão tão na defensiva que tudo para elas é uma ofensa e elas não não estão a ouvidoria está prejudicada você não quer ouvir você já tá ouvindo o argumento do outro com as pedras na mão para provar para ele e para já tá organizando o seu argumento para provar para ele que eu sei que tá certo isso é uma verdade ou só tá só eu que tô percebendo só tá acontecendo comigo é isso tem acontecido muito né É É interessante Ô Helena quando você fala isso.

Eh é um prazer de estar aqui né primeiramente né tá participando desse programa aqui um privilégio e essa questão de relacionamento se a gente for olhar e Rela iono e relacionamentos é a única coisa que existiu antes do mundo existir né Pai Filho e Espírito Santo e também é a única coisa que vai ficar depois que vai nos vai continuar no céu são o relacionamento e daí a importância né Eu trabalho muito essa questão também da da questão da Inteligência Emocional nesse sentido e eu sempre nas minhas.

    Redes sociais Eu falo sempre com Deus senhor não me deixa eu eu pregar aquilo que eu não vivo então recentemente eu

    Tenho colocado muitas coisas áticas até diferente daquilo ali e e e se tratando de relacionamento eu falo que eu tenho até assim facilidade no caso de de lidar com pessoas com relacionamento mesmo na rede social por exemplo que a gente tá vivendo muito isso hoje né então às vezes uma pessoa Vem a mim já aconteceu um caso.

    Recentemente de uma pessoa com ideologia de gênero ele não gostou de um de um comentário meu em um post e ele veio com muitas pedras na no meu Direct e eu conversei com ele como se ele não tivesse me ofendendo então eu eu eu conversei com ele o tempo todo aí ali então ele falou assim em certo momento ele falou assim mas a minha tia falou que não sei o que eu falei assim mas eu não sou sua tia então eu tentei Então essa questão de relacionamento quando você fala nós uma coisa muito importante.

    Que a gente precisa entender eh o que o que por que que o outro está falando dessa forma é muito mais fácil das de você entender porque senão nós não vamos conviver com ninguém uhum nós não vamos teros amizade com ninguém nós vamos ficar sozinho e se a pessoa não sabe entender o outro se é arrogante você não gosta nem de ficar perto dele é verdade então eu procuro olhar na Perspectiva do outro sim por que que o outro falou dessa forma o que o outro quer dizer porque normalmente eh Inclusive eu tava.

    Lendo hoje num num post de um de um teólogo que eu sigo que é ele tem uns textos brilhantes assim e ele tava falando justamente isso sobre as pessoas estarem feridas de alguma forma por um outro assunto uma outra questão uma memória que ela tem e aquilo que aquilo que ela tá vivendo ou ouvindo evocou essa memória e ela reage por causa da Ferida por causa do trauma né então assim isso é importante a gente perceber que que que acontece pra gente não.

    Responder a mesma moeda inclusive porque eh tem uma fala do do carnal né que ele ele diz assim que eu achei tão interessante essa colocação dele que ele falou assim só me ofendem se eu deixar porque normalmente é o seguinte a o que te ofende ou é a verdade e não tem como você mudar é a verdade né ou uma mentira então se é uma mentira Por que que você tá ofendido né ele ele deu um exemplo porque ele ele é careca ele falou assim se o aluno bater a porta na minha cara e falar assim eu vou sair daqui com seu careca ele falou alguma mentira não sou.

    Careca por que que eu vou me ofender ele só falou uma verdade então e e eh se a gente começa a enxergar as coisas sob esse Prisma as coisas ficam mais leves facilita um pouco mais pra gente né é eu acho que uma pergunta que sempre a gente na verdade não é nenhuma pergunta é uma afirmativa né é eu preciso de você porque a gente vive num mundo onde a gente acha que a gente se basta né então quando a gente vive essa afirmativa eu.

    Preciso de você a gente passa a olhar pro outro com um pouco mais de respeito de consideração né então por exemplo o que a gente vê muito eh dentro do próprio eh ali no no ambiente familiar São pessoas que a gente tem e às vezes os maiores desafios são ali porque eh do lado de fora de casa o meu relacionamento às vezes é um relacionamento superficial então às vezes é o relacionamento com filho que é.

    Um relacionamento difícil o relacionamento com esposo é um relacionamento difícil Mas normalmente não é é um relacionamento que quando Às vezes tem muitos desafios um relacionamento em que você consegue de fato olhar pro outro e se colocar nesse lugar de pera aí vamos vamos vamos entrar num acordo porque eu preciso de você você precisa de mim como diz a música né É exatamente né fica tão mais fácil quando a gente consegue enxergar o outro nesse Prisma a forma da gente responder a a forma da.

    Gente perguntar a forma da gente reagir porque aí a gente traz valor para aquela relação traz valor pro outro né então uma das coisas como pastora que eu mais vejo às vezes dentro dos meu do gabinete de atendimento tem essas essas dificuldades às vezes Ah eu tenho uma dificuldade com o meu chefe mas a maioria dos problemas são internos porque as pessoas acabam eh banalizando aquilo que elas têm facilidade de ter Ah meu filho sempre vai est aqui minha mãe sempre vai est aqui meu pai sempre vai tá aqui o meu cônjuge não vai vai me largar então nesses relacionamentos.

    Acaba que a gente eh vai vai perdendo os valores dele vai se descuidando e vai

    Tratando de qualquer jeito né sendo que talvez essas pessoas são as pessoas que eu deveria ter mais cuidado em em tratar em me relacionar porque são as pessoas como a gente estava falando que tão ao nosso redor segurando as pontas quando a gente precisa né então eu acho que uma palavra que cabe muito aqui para esse para essa conversa esse diálogo né que nós estamos tendo aqui é e essa valorização das pessoas né eu preciso de.

    Você eu me importo com você e da mesma forma outra comigo né eu preciso de você eu me importo com você é normalmente a maneira como a gente trata o outro pode definir como isso vai seguir em frente igual você falou Marilene você não entrou na vibe do ataque igual o rapaz né que pensava diferente de você e ele tem o direito de pensar diferente de você né isso por esse motivo e mas nós não somos inimigos porque pensamos diferente isso tem que ser e dito em dias de tanta intolerância né eu sou.

    Livre para discordar mas não sou livre para te atacar te ofender te machucar né então eu sou livre mas eu sou livre para discordar não sei se o meu temperamento contribuiu para isso né a fleumática aqui com certeza eu como colérica sanguíne posso dizer que se temperamento cooperou bastante Vamos colocar mais uma mulher na nossa conversa gente hoje nós recebemos de forma online A pastora Angélica farino e Angélica Olá Helena Olá meninas estou aqui bha querida e recebendo de maneira.

    Incrível através da vida de vocês É uma honra Que bom que você tá aqui com a gente Angélica e eu já queria colocar você nesse assunto que eu sei que você tá aí já participando com a gente ouvindo essa conversa e a Isa colocou aqui de uma maneira bem legal o nosso principal desafio que eu também concordo com ela as pessoas mais próximas aquelas que a gente já tem vamos dizer assim né a gente tem tem a ilusão né de de de de ter essas pessoas eh elas são as que às vezes a gente mais se descuida no.

    Relacionamento também dentro de casa tem a questão da gente tirar as máscaras sociais dentro de casa nós somos quem nós somos de fato Então vai aparecer o nosso mau humor vai aparecer a nossa impaciência vai aparecer muitas vezes se nós não trabalhamos isso não deixamos o espírito de Deus trabalhar isso a nossa grosseria falta de educação né muitos casamentos terminam e elas ele começa seminado com a falta de educação mesmo por favor obrigado respeitando os.

    Espaços um do outro né eu não vou abusar do seu serviço doméstico eu não vou e desfazer o que você faz porque eu não faço isso no meu trabalho mas dentro de casa a gente tem uma outra postura eu queria te ouvir Angélica a respeito disso O que que você acha você acha que isso é uma verdade uma realidade os desafios que nós como pastores às vezes receb emos e terapeuta também recebemos no consultório ou no gabinete eh tem a ver com essa essa falta de de de polidez.

    De Educação de Cortesia de gentileza nos nossos círculos mais íntimos você acha que isso tem a ver sim com certeza a gente vê aí um grande ensino de Deus já no começo né começo de tudo e foi dito aí que a os relacionamentos né eles são antigos Ach que tudo existisse a gente já havia ali a relação Pai Filho e Espírito Santo e Deus vai fazer isso de uma forma muito eh Divina Deus vai gerar esse tipo de de relacionamento no.

    Próprio Éden ele estabelece o homem e ele vai dizer que não é bom que esse homem esteja só ele faz uma aduna para esse homem e o próprio Deus se relaciona com este homem e com esta mulher estabelecendo ali um padrão familiar agora o que que acontece nós estamos vivendo hoje também numa sociedade muito ativista imediatista im mediática né E a gente tem dentro do contexto familiar aquilo que deveria ser próximo cada vez mais a as questões de afastamento as.

    Pessoas Pare que elas não conseguem se tolerar Então para mim é tudo começa na empatia e a empatia não só fora do L mas dentro do larum né quando eu consigo me colocar no lugar do outro quando quando eu consigo entender que nós somos seres relacionais e que isso precisa acontecer primeiro no nosso ambiente de intimidade para ir sim isso aflorar nas realidades à nossa volta aí a gente tem a família.

    Estabelecida por Deus essa família para mim na minha Ótica ela não é impossível mas talvez por causa de todos os acontecimentos ou de todo o padrão social que a gente tem vivido né e de toda a desconstrução mesmo nesse padrão familiar houve esse essa Quebra esse afastamento até no Eden a gente pode dizer que houve já esse conflito né quando quando já já ali houve a queda do homem e no primeiro momento de crise né Alguém já tá dizendo foi a mulher que tu me deste né e já entra o fator acusação.

    Então para mim o que que falta muitas vezes falta a empatia no ambiente familiar eu tava ouvindo algo interessante sobre sobre a questão do amor dentro do ambiente de relacionamento a frase dizia assim que depois da da da da palavra eu te amo a frase que eu mais gosto de ouvir é posso lavar a louça sensacional a frase que eu mais gosto depois de eu te amo é posso lavar a louça trazendo para essas relações íntimas Ou seja que começam eh na nossa.

    Intimidade vão aforar no contexto social igreja nas demandas né também que a gente percebe dentro da nossa realidade enquanto igreja a gente percebe que o que falta é você você entender que não é apenas amar você precisa se comprometer com esse relacionamento você precisa se comprometer enquanto mãe você precisa se comprometer enquanto filho enquanto pai muita das vezes é Aquela Velha História né de eu boto a melhor mesa a melhor taça eu preparo né o melhor banquete.

    Para visita porque eu acho que é um bom relacionamento mas eu esqueço da intimidade que o relacionamento precisa ser construído sem máscaras primeiramente dentro do lar não que a visita não possa receber a tua melhor taça Claro Mas você se comprometeu ao nível de colocar melhor taça quando você disse eu te amo pro teu marido ou seja Se comprometa com com as relações que Deus tem te permitido e essa quebra ocorre mesmo ocorre muito e acredito que é o fator primordial para todos.

    Desajuste social que a gente tem vivido muito obrigada Angélica Você deixou aqui um ótimo ponto pra gente continuar essa conversa e eu agradeço a sua participação que enriqueceu muito o nosso o nosso papo hoje viu minha querida Deus continue te abençoando e usando a sua vida grande beijo obrigado gente muito legal isso que a Angélica trouxe Porque de fato eh eh eu eu costumo dizer isso por exemplo um casamento né o relacionamento do casamento ele não Brota um casamento feliz não Brota não é um acaso muita.

    Gente fala ah Fulano deu sorte não Fulano investiu construção construção né como Todo relacionamento é uma construção amizade é uma construção é claro que tem aquele aquele aquela aquele clique né Às vezes você se torna amiga de quem você nunca esperava se tornar às vezes uma pessoa completamente diferente de você opiniões distintas né e tal e você encaixa tem uma coisa leve não tem uma cobrança um do outro e flui né mas a a partir desse fluir também tem.

    Um investimento né poxa fulana tá precisando de mim então deixa eu ir lá acudir a fulana Poxa fulana tá passando por isso deixa eu mandar um um um bilhetinho com umas flores né Às vezes a gente pensa que o momento da gentileza ou de declarar o amor ou de declarar amizade é num aniversário numa data especial mas na verdade a construção ela é mais cotidiana do que em datas especiais né Ela é a construção de tijolinho a tijolinho né é a consideração é o respeito é aquilo que é.

    Semeado né resolver os conflitos quando eles se apresentam com com delicado né às vezes só dá um espaço a gente não tá a gente não tá chegando a uma conclusão aqui eu tô nervosa demais se a gente for conversar agora eu vou te machucar e a última coisa que eu quero fazer é isso então vamos friar a cabeça depois a gente retoma esse papo entendeu depois a gente vai conversar quando eu tiver com a cabeça mais fria at a delicadeza até na resolução de conflitos né mas as pessoas não querem abrir mão de Eu acho que um dos desafios no nos relacionamento você falou aí.

    Relacionamento conjugal né é abrir mão de nós precisamos abrir mão de algum uma coisa eu falo que sempre assim quando nós cumprimos eu eu sou apaixonada pela palavra de Deus e ela ela tem as respostas que nós precisamos ela tem as resp Quando você vai pra Bíblia não tem como dar errado o seu dia a dia por mais que você vai eu eu geralmente eu falo assim olha Eh um versículo para para basear a questão de de relacionamento aqui que me vem a memória aqui agora é aquela passagem acho que eclesiaste 49 ou 94 que fala do cordão de três dobras.

    Né umum mas se junta dois mas três é melhor sim então como você quando você pega essa passagem você pega assim é um princípio não é é um princípio Então vamos colocar ele em prática então quando no seu relacionamento como um todo no relacionamento conjugal Se Jesus está presente Ali você vai ter desafios vai ter mas você tá vai ter a as as ferramentas corretas para enfrentar esses desafios Então dentro de um relacionamento seja ele né geral ou conjugal eu acho que nós Em algum.

    Momento nós podemos abrir mão de só que hoje nós estamos falando muito dessa questão né na minha área também a gente tem que tomar cuidado para não perder a sua identidade e tal aquela coisa toda que às vezes a pessoa abre mão de só satisfaz o outro mas precisa ter um equilíbrio porque do contrário também porque vocês trabalham não você tem que ter a sua identidade a sua autoestima e a pessoa Às vezes se ele não tem um equilíbrio não entende isso da maneira correta ele vai achar que ele não pode abrir mão de pelo outro por exemplo pelo cônjuge certa vez no início de casada.

    Meu marido assim naquela época Casi com meu marido Helena ele ganhava salário mínimo era o mínimo hoje não hoje nós temos funcionários na nossa empresa que não ganha só salário mínimo hoje tem bônus tem muita coisa porém nessa época ganhava salário mínimo e a gente foi na cidade para comprar e roupa aí entramos numa loja e tinha dois conjuntos Aqua époc usava conjunto né Tinha um conjunto verde e um conjunto bordô aí eu gostei do bordô ele gostou do verde eu falei assim Ah então eu vou levar o que você gostou e né vou vou satisfazer o seu.

    Gosto Por que não beleza entrei e eh para dentro do do camarinho para trocar roupa beleza naquela época nem sacola tinha ô gente eu tenho 40 anos de casado 41 vou fazer agora era era papel era embrulhado no papel com um cordão Uhum aí eu andava de ônibus entendei no ônibus e ele do lado de fora muito romântico né Abre Abre Abre aí na hora que eu entendi eu rasguei assim tava os dois conjuntos L ah você entendeu então isso só um detalhe do o que acontece isso na minha vida quando você abre a então aí eu volto lá quando você.

    Eh assim coloca um princípio em prática na sua vida como todo aí a Bíblia fala né Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama Deus gente A Bíblia tem tem resposta para tudo eu tem hora que eu fico falando assim eu trago a memória não é que a bíblia Manda às vezes eu fico durante o dia trazendo a memória essas passagens bíblicas diante de um desafio às vezes é algo ruim que aconteceu mas você traz a memória Então os nossos relacionamentos nós precisamos o quê O que que a Bíblia fala dentro disso aí é tão interessante isso que.

    Você tá colocando Marilene porque quando a gente fala isso Eu me lembro que eu também tive uma história com o esmalte né meu marido ele prefere o esmalte claro do que o esmalte vermelho e ele fala assim olha uma vez por ano ou a cada seis meses você pode passar o vermelho e quando eu conto essa história as mulher fica quase endemoniada Que absurdo que ele tá definindo f minha filha você não sabe o marido que eu tenho conhece eu faço isso para ele com muito bom grado por quê Porque ele também é uma via de Mão Dupla ele também abre mão de coisas para me ver feliz.

    Para me fazer bem né aí você vê que muitas vezes essa motivação voltamos lá no início desse programa a motivação das pessoas criticarem a sua decisão do seu relacionamento normalmente é uma ferida às vezes ela é casada com um marido que só quer receber Receber receber e não dá nada de em volta de né não é uma via de Mão Dupla é alguém abusando alguém ou só sugando de alguém e por ou ou ela.

    Presenciou um relacionamento muito próximo assim às vezes o pai e a mãe viveram isso né E ela pensa não doar doar que isso eu tenho que cuidar de mim eu tenho que me priorizar e tal e e e os extremos são sempre perigosos né Então tá a gente vai pro rápido intervalo mas eu quero deixar uma pergunta no ar Talvez as reações negativas que você tem a raiva que você tá passando nos seus relacionamentos será que é tudo culpa do outro mesmo ou será que você tá sendo movido por uma dor do passado por uma memória ruim por uma experiência difícil.

    Ou um trauma Pensa aí toma um chazinho que daqui a pouco a gente volta agora eu quero falar com você sobre saúde tem sentido dores ao subir escadas ou quando carrega sacolas pesadas e você diabético está com dificuldade para controlar sua doença chegou a hora de voltar a ter qualidade de vida hoje você vai conhecer o poder do orapronobis gente por si só a planta orapronobis é uma ótima fonte de.

    Nutrientes com ação antiinflamatória e antioxidante mas o orapronobis da Francis Life é ainda mais potente porque é formulado com 20 aminoácidos que agem no foco das Dores ajudando a aliviar dores articulares musculares e dores mais intensas como as causadas pela artrite e artrose mas atenção esse tratamento é exclusivo você só encontra ligando 0800 771 6868 além de combater as dores esse.

    Orapronobis ajuda a controlar e a prevenir o Diabetes porque é uma super fonte de fibras e por ser rica em proteínas e minerais também auxilia no controle do colesterol e pressão alta ligue 0800 771 6868 e fale com um dos Consultores agora você sabia que o orapronobis também fortalece a imunidade isso mesmo ele Ajuda a fortalecer a imunidade porque tem 15 vezes mais vitamina C do que uma laranja sem falar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NXX9AD9AX8M

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem