COMO FAZER UM PROCV NO POWER BI - TRAZER DADOS DE OUTRA TABELA EM COLUNA CALCULADA NO MODELO DAX

COMO FAZER UM PROCV NO POWER BI - TRAZER DADOS DE OUTRA TABELA EM COLUNA CALCULADA NO MODELO DAX Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é R viic E nesse vídeo nós vamos aprender a como fazer um proc V entre tabelas do Power bi a gente vai aprender.

COMO FAZER UM PROCV NO POWER BI - TRAZER DADOS DE OUTRA TABELA EM COLUNA CALCULADA NO MODELO DAX

A como buscar um dado que tá em uma outra tabela para trazer para uma tabela específica para fazer um cálculo para exibir a gente vai entender melhor nesse vídeo aqui E para isso tá a gente vai.

Usar essa base aqui então o que que eu quero que vocês entendam aqui nessa aula eu tenho uma base de produtos vendido aqui que tá né descrito ó vendi tantos produtos é para tal ento com tantas.

Unidades e aí eu vou ter uma outra tabela tá em um outro local aqui vai est na mesma no mesmo arquivo onde eu tenho por exemplo valores desses produtos de quanto custa para eu fabricar cada.

Produto então o valor que eu vou atualizar né ã seja aí sei lá mensalmente eu venho e atualizo para ter uma ideia de quanto aqui que eu tô gastando para produzir né para eu ter.

Ali um cálculo de quanto que eu tô lucrando Tudo bem então que que eu vou fazer eu vou rapidamente fazer esse etl aqui tá eh lembrando nossas aulas aqui embaixo tem aqui tudo marcadinho se você.

Não quiser ver o etl já quiser ir pra parte do procv só clicar aqui embaixo tudo bem mas vai ser bem rápido aqui que vocês já tão Fera em Power bi então ó passa de trabalho já vou conectar aqui a.

Esse arquivo vou trazer né as duas planilhas vai ser bem rápido tá galera Ó planilha um planilha dois ok aqui já trouxe Beleza vou aqui ó colocar a primeira linha como como cabeça salo.

Aqui nesse caso vou fazer el tipar tudo aqui sem perder tempo tá não quero perder tempo com isso então vou só colocar aqui ó tipo de dados aqui cadê o detectar tipo de dado pronto tá tipado.

Aqui pra gente perfeito agora eu vou renomear somente ó tb vendas tá bom Ó tb vendas e aqui na planilha um vou até renomear vai ser tb produto Quanto custa para fabricar para ficar bem claro aqui.

Didaticamente o que que a gente tem em cada tabela beleza aqui vai ser então product ou produto Vamos colocar aqui ó produto vai ficar claro em português e aqui vai ser Quanto custou para.

Fabricar isso aqui é um texto obviamente Isso aqui vai ser um valor decimal né que é dinheiros né então vou colocar como valor decimal Podia colocar como dinheiros Podia colocar como dinheiros.

VEJA MAIS AQUI:

    Né número decimal fixo então podia ser

    Também tá vou até substituir aqui para ficar claro vou fechar e aplicar e pronto já temos o nosso modelo de dados pronto ó tb Quanto custou para fabricar.

    ITB vendas Então galera o que que eu vou fazer aqui eu vou relacionar as duas tabelas Afinal essa tabela aqui vai ser a nossa tabela que a gente chama de fato que tem aqui ó diversos carreteiras por.

    Exemplo e eu quero relacionar essas carreteiras aqui com a carreteira da outra tabela né Eu quero saber quanto que custou então eu vou falar o seguinte ó o produto que eu tenho nessa tabela de.

    Venda ó product se relaciona né é a mesma é o mesmo produto quando eu tô falando esse relaciona eu estou falando esse produto aqui é o mesmo produto que está nessa outra tabela aqui só que eu.

    Tenho muitos produtos aqui e uma vez só aqui Como assim Ronan ó eu até tirei um print aqui para facilitar prestem atenção eu tenho várias vezes carreteira aqui e uma vez só aqui então é muitos.

    Para um por isso que característico ali tá Beleza então muitos para um agora galera a gente vai realizar justamente esse proc V né Ou seja eu quero pegar aqui nessa tabela de vendas e.

    Trazer quanto custou para eu fazer um cálculo né Ou seja eu vendi aqui ó tantos reais né Ou seja a multiplicação desses dois aqui desses dois Campos Eu vendi tantos reais quanto que custou.

    Para eu fabricar né Qual foi o custo desse produto para que eu possa aqui fazer um cálculo de lucro né ah R já tem a coluna Profit aqui né você já tem isso concordo galera porém e pensa que esse.

    Valor é um valor então que altera que é atualizado e eu quero ter isso para poder alterar e essa base aqui é de exemplo devia ter até apagado isso para não confundir vocês mas eu quero chegar.

    Justamente nesse Profit eu quero chegar

    Qual foi o lucro que eu tive na venda tirando todos os custos de fabricação e etc imposto o que o que for importante colocar aí nesse preço tudo bem para.

    Isso eu posso fazer isso diretamente numa medida dax e já jogar no visual mas o que que eu quero que vocês aprendam aqui como fazer né esse proc V então eu quero criar uma coluna aqui ó vou criar.

    Uma coluna aqui trazer esse valor para ficar claro na cabeça de vocês eu quero fazer o seguinte ó aqui ó aqui não é carreteira então ó tá vendo essa mesma linha que eu tô circulado ali em cima é.

    Essa aqui eu quero fazer o seguinte ó vá na tabela que está relacionada veja Qual é a carreteira e me traga o valor TRS para eu fazer esse cálculo aqui né Depois eu e fazer esse cálculo aqui tudo.

    Bem então para isso galera Qual que é o jeito mais fácil correto de se fazer como as tabelas devem estão relacionadas tem uma função que me traz justamente isso que eu acabei de mostrar qual que é.

    O valor daquela outra tabela que está relacionada comigo então eu venho aqui ó nova coluna rapidão rapidão só pedir aqui deixe seu like aqui se inscreve no canal muita gente assiste não deixa o.

    Like não se inscreve galera rapidão loga aí na sua conta se não tiver logado clica aqui no botãozinho valeu e vou colocar Quanto custou para fabricar qual vai ser a função a função.

    É related a related faz o seguinte Me traga daquela outra tabela tanto é que já até quando eu abro aqui ó me mostra qual que é o valor daquela outra tabela que eu estou relacionada né o valor aqui.

    No caso não é produto né vai ser Quanto custou para fabricar quando eu dou um enter aqui ó pronto ele vai trazer exatamente aquele valor então então eu Acabei fechando o print que eu tava aqui.

    Mas ele foi naquela outra tabela correto foi naquela outra tabela achou aqui pra gente por exemplo carreteira né ó aqui ó carreteira ele vai lá nessa outra tabela acha a linha relacionada e traz aqui.

    Para mim o três tá então related seria o mais correto porém em a alguns casos em alguns casos a tabela não tá relacionada seja por que é uma tabela que tá com múltiplas ligações é um modelo de dados.

    Maior aqui e aí quando você relaciona né Por Exemplo Se eu tentar relacionar mais de uma vez aqui eh com com com coluna diferente aqui só para deixar claro ó tá vendo que ele fica pontilhado ou seja eu.

    Não consigo ter mais de uma relação ativa entre tabelas ou em tabelas relacionadas porque isso causa aí né uma uma referência circular e acaba dando um problema então vamos supor que pra.

    Tabela exata que eu queria não tá funcionando related e eu preciso trazer uma opção é fazer esse relacionamento de forma desligada desse dessa forma aqui ó tá vendo que vai tá deixa eu até excluir.

    Isso aqui tá vendo que tá desligado então ela não existe de fato mas eu consigo deixar elas ligadas tanto é que depois de desligar tá dando um erro né Por que que tá dando um erro aqui.

    Porque a função related né não funciona mais porque não está relacionada no cálculo dax tem funções para pegar esse relacionamento né então US uma função use relationship e related table related.

    Junto ali a gente até consegue criar mas para fazer coluna calculada não vai funcionar da melhor maneira então imaginando aqui esse caso galera onde não está conectado mas eu sei né que o.

    Dado que está aqui é o que está lá tanto é que a relação até é criada faz sentido tá vendo ó faz sentido então eu consigo usar o próprio proc V que é o mesmo do Excel e se usa igual ao do Excel tá.

    Então por exemplo a gente pode fazer o seguinte ó eu vou eu vou voltar como estava antes aqui para ter essa aqui ó ativar e eu vou criar uma nova coluna para mostrar que o valor vai ser o mesmo.

    Tá ó vai ser Quanto quanto custou para fabricar proc v o proc V assim como no Excel né e acaba sendo em inglês vai ser o lookup certo e é o lookup value Ok lookup.

    Value qual é a coluna resultado que eu quero tá eu consigo ver aqui ó result colum name qual que é a coluna resultado que eu quero eu quero da tb produto Quanto custou para fabricar eu quero.

    Trazer quanto custou para fabricar beleza tá você quer trazer este valor qual coluna você quer procurar Eu quero procurar na coluna produto qual valor você quer procurar na coluna produto a.

    Minha coluna product então ó ele procura o valor product da linha na coluna produto e quando encontrar traz Quanto custou para fabricar Ou seja é um lookup igual ali do Excel tá é um lookup igual.

    Do Excel então quando eu der um enter aqui a gente vai ter esse valor tá se eu vi aqui na minha tabela nós vamos notar que vai dar o mesmo resultado Tá qual que é o mais correto como eu falei o.

    Related Por isso me garante que as tabelas estão relacionadas relacionamento tá ativo quer dizer que tá tudo ok no meu modelo de dados mas em alguns casos específicos Como eu disse.

    Né É para não dar problema aí de recursividade né de de eh referência circular acaba sendo necessário usar o lookup eu uso em alguns casos e aí você pode usar também beleza a diferença.

    Também é justamente que eu falei se não tiver o relacionamento ativado não funciona o related precisa e é que precisa É bom precisar porque aí o seu modelo Está ok já essa continua.

    Funcionando tá vendo que não tá com aviso nem nada ó Tá funcionando então eu consigo até excluir ó que continua funcionando o proc V aqui entre tabelas ah Rona você deu muito conteúdo PR né.

    Para explicar algo básico aqui mas eu tenho certeza que tem gente nessa aula que curtiu que aprendeu coisa para caramba Então conto com a sua ajuda e se inscreva no canal deixe seu like vire.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_i4nMzhd2E4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem